Empresas Familiares crescem com as práticas de Governança Corporativa

Há algumas semanas a Deloitte lançou a décima edição da pesquisa sobre as pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, apontando os fatores determinantes para o seu excepcional desempenho.

Em um universo de 17 mil empresas convidadas, 299 foram selecionadas e 200 foram classificadas pelos seus expressivos indicadores.

As empresas selecionadas abrangem onze segmentos de atividade econômica, distribuídas entre doze Estados da Federação e sua receita líquida em 2014 varia entre R$3,0 a R$400,0 milhões.

Na centésima vigésima primeira posição, dentre as duzentas selecionadas, está a Comid Máquinas Ltda. da cidade de Dourados no Mato Grosso do Sul, que atua no ramo de comércio e é atendida pela KMZ Associados na área de Governança Corporativa.

O estudo aponta que 75% das empresas classificadas são de controle familiar e aponta um ranking de adesão às boas práticas de Governança, onde 60% das empresas utilizam estruturas de controladoria; 50% mantêm auditoria interna; 44% implementaram Conselhos de Administração e 19% implementaram processos de Gestão de Riscos.

As empresas também declararam que as práticas de Governança ajudam de forma ampla na gestão dos negócios, adequando a empresa aos padrões internacionais, criando valor para o negócio, auxiliando na administração de conflitos, atraindo investidores, contribuindo com a sustentabilidade do negócio e fomentando o seu crescimento.

A Comid Máquinas é uma empresa de controle familiar com 40 anos de atuação no segmento do agronegócio e cresceu 43% entre os anos de 2012 e 2014.

Há dez anos perdeu o seu fundador e encarou o desafio de seguir em frente, conduzindo a administração do negócio de forma conservadora, porém corajosa, mantendo unidos os seis núcleos familiares que compõem a sociedade.

Dentre as boas práticas já mencionadas, a empresa criou um Conselho de Família, a partir do qual se estabeleceram as regras para a gestão do patrimônio da família e a constituição de um Conselho Consultivo, com representantes da sociedade para auxiliar no monitoramento do negócio e apoiar os administradores.

Assim como a Comid Máquinas de Dourados – MS, as duzentas empresas pesquisadas e classificadas no estudo, demonstram que gestão competente e boas práticas de Governança Corporativa impulsionam o crescimento e proporcionam maior sustentabilidade ao negócio.

O estudo pode ser acessado no site da Deloitte, no endereço http://www2.deloitte.com/br/pt.html .

Kleber B. Ziede, Economista, Sócio da KMZ Associados

Sobre kleberziede

Economista, Pós graduado em Planejamento e Gestão , Pós graduado em e Administração Financeira, Especialista em Governança Corporativa, Sócio Sênior da KMZ Associados
Esse post foi publicado em Governança Corporativa. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s