A liderança nos Conselhos de Administração

Conselhos de Administração devem ser formados por pessoas com fortes características de liderança, pois uma das suas mais importantes missões é pensar o futuro da empresa e inspirar e questionar os seus executivos.

Assim como o principal executivo precisa formar e liderar uma equipe de profissionais capazes de levar a empresa a resultados qualitativos e quantitativos, a equipe que forma o Conselho de Administração também precisa de uma boa liderança, capaz de conduzi-la ao alto nível na formulação dos seus questionamentos e suas orientações estratégicas.

O Conselho de Administração precisa pensar e agir à frente dos executivos. Estar ao lado deles é estar atrasado em relação ao seu tema de casa e sua missão.

A tecnologia cada vez mais assume papel de destaque no cenário da inovação nos processos de produção e de criação de alternativas para o surgimento de novos produtos e serviços. Mas a educação e o desenvolvimento humano e profissional continuam sendo a chave das empresas inovadoras. Logo os lideres dos Conselhos precisam entender muito bem de pessoas e devem ser inovadores neste quesito.

A idade média dos profissionais que integram os conselhos está diminuindo. Não é mais necessária cabeça branca para demonstrar experiência, diferencial técnico e liderança.

Os conselhos devem buscar talentos da mesma forma como buscam CEOs e outras posições de liderança nas organizações. O ritmo do Conselho não pode ficar atrás do restante da equipe. A liderança do Conselho e a liderança executiva devem estar bem alinhadas e apresentar alta performance, pois todos fazem parte de uma única equipe.

Os Conselhos precisam trabalhar com afinco para construir um novo legado para a empresa e para a sociedade onde atuam e o papel da liderança do Conselho é fundamental nesse sentido.

O mundo e as empresas vivem uma aparente escassez de liderança. Na verdade, os bons líderes estão por ai. Precisamos identificá-los, desenvolvê-los e abrir o espaço nos Conselhos para que cumpram seu papel.

Kleber B. Ziede, Conselheiro Independente e Sócio da KMZ Associados

 

Sobre kleberziede

Economista, Pós graduado em Planejamento e Gestão , Pós graduado em e Administração Financeira, Especialista em Governança Corporativa, Sócio Sênior da KMZ Associados
Esse post foi publicado em Governança Corporativa, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s